segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Biografia de André Mingas


''A alegria, o amor, carinho e a tranquilidade, são as chaves para um grande sentido de paz, fraternidade e para sempre alimentar as nossas almas''.  André Mingas.
André Rodrigues Mingas Júnior, que também é conhecido por André Vieira Dias Mingas, pois a sua Mãe é Vieira Dias, é irmão de Ruy Vieira Dias Mingas, Saydi Vieira Dias Mingas, que também era escritor (Gasmin Rodrigues), sobrinho de Liceu Viera Dias e primo de Carlitos Viera Dias. Todos eles monstros sagrados da Cultura Musical e Política de Angola.
André Mingas também usa o nome de Gasmin Rodrigues em projectos de Arquitectura, pois Gasmin é Mingas ao contrário.
Este senhor da música e da cultura é filho de André Rodrigues Mingas e Antônia Vieira Dias Mingas, nasceu em Luanda, a 24 de Maio de 1950. Influenciado pelo seu irmão Ruy Mingas e pela genialidade de Liceu Viera Dias, graças ao seu talento indiscutível e sentido de modernidade, começou desde muito cedo a criar uma nova sonoridade musical em Angola, quando mais ninguém o fazia, o que é visível no seu primeiro álbum denominado "Coisas da Vida".
Embora o CD tenha sido produzido há 30 anos, continua a ser actualmente uma das principais referências da moderna música angolana, misturando já naquela altura ritmos locais com sonoridades do jazz e do rock no semba criando a ideia do semba jazz, criticado na época.
O músico e compositor, segundo Filipe Mukenga, foi a sua principal influência levando-o a adoptar as dissonâncias que hoje são uma característica de Filipe Mukenga.
André Mingas tal como Filipe Mukenga e Waldemar Bastos fazem parte da geração de ouro de músicos de excelência que emergiu e teve sucesso nos anos 1970 e 1980. Precisam de ser ouvidos e tocados pelas novas gerações para enriquecimento da música angolana.
O pai do "Mufete" foi vice-ministro da Cultura e durante o seu mandato criou a sociedade de autores Angolanos denominada SADIA que existe até hoje. Segundo um quadro do Ministério da Cultura, não identificado, André Mingas foi o homem da massificação cultural, das ideias do Instituto Médio (em construção) e do Instituto Superior de Artes e Cultura e Museu de Arte Contemporânea.
André Mingas terminou os seus estudos na Universidade Agostinho Neto e posteriormente na Universidade Técnica de Lisboa. Foi Arquitecto, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Secretário para os Assuntos Locais do Presidente de Angola, foi Vice-Ministro da Cultura, formador de quadros em Portugal onde foi Professor do 5º ano de Arquitectura da Universidade Lusófona de Lisboa. É referenciado pelos seus alunos e pelo Professor Troufa Real como um grande comunicador, versátil e cativante, as suas aulas estavam sempre cheias pela sua capacidade comunicação e cultura e ainda por cima com um tremendo coração.
Enquanto arquitecto é respeitado no seu país e é o percursor das ideias de requalificação de vários bairros da cidade de Luanda.
André Vieira Dias Rodrigues Mingas Júnior foi um dos fundadores da União dos Artistas Angolanos tendo composto músicas e letras que expressam o amor, valorizam a mulher angolana e expressam a realidade da vida com grande sentido de paz e fraternidade.
Oiçam este senhor e a sua música!

Bem haja André Mingas
@ Music-Events& Performing Arts

Comentários 
  • Etienne Stefano Mpyo

    Votação: 0
    O meu Irmao que nos deixa muitas saudades,irei sempre transmitir as tuas messagens com muito amor e carinho>>>ANDRE MINGAS , o meu Mestre para sempre! Fraternidade para sempre Mano André!
  • asquilama tulitekule

    Votação: 0
    homem de cultura, xara de seu pai, daí ser júnior, é o irmáo casssule de ruy(o primogénito de andré e anónia), avelino (também chamado saydi), josé (de pseudónimo jaloma morto no chamado fraccionismo em 1977), júlia (sua mana) e de amélia (grande escritora cuja obra se assemelha a de óscar ribas), arquitecto e homem de cultura, faz dos melhores músicos angolanos. Primo dos Vieira Dias e Vieira-Dias- VandúnemA sua morte deixou-me triste por ser o único irmáo vivo varão que ruy tinha, paz a sua alma e que os vivos recordem os seus feitos,
  • João Rebelo

    Votação: 0
    kota Andre era simplesmente nota 10
  • Eugenio Jorge

    Votação: 0
    André Mingas ou para mim somente O HOMEM DA CULTURA ANGOLANA, calou-se a sua voz, mas a sua música continua a soar nos meus ouvidos e pra todo lado que vou tenho sempre a melodia do "Mufete" do "Esperança" e outros grandes sucessos. Que DEUS te tenha na sua gloria. André Mingas... Presente!!!!! EJ
  • Dilson Luis

    Votação: 0
    É com muito agrado que expresso estas palavras a alguem de que amo muito e amarei sempre do fundo do meu coração porq com ele aprendi a valorizar a escrita da musica e os estrumentos como tambem a boa forma dee cantar e de encantar em musica.Que a sua lama descanse em paz meu kota Andre Mingas.

Sem comentários:

Enviar um comentário